Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por vol ta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento. Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou construir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse. Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulminou seu assassino. É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra os raios. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil. • Sincretismo da Santa Bárbara: Yansan ou Oyá • Devoção da Santa Bárbara: Protetora contra raios e tempestades. Santa Bárbara é também venerada pelos militares. • Data Comemorativa: 4 de Dezembro. AGRADECIMENTO UMBERTO SERAPHINI OFICINA DE TEATRO GRUPO VITAL GRATUÍTO AOS DOMINGOS 14 ÁS 18hs SEJA BEM VINDO END: SILVIO GALLICHO, 366 Jd IPÊ CAMPO LIMPO SÃO PAULO - SP. CEP:05797-440 TEL: 5824-1140 – 8838-1816 E-MAIL:bethgvital@ibest.com.br ORKUT GRUPO VITAL: vital.grupo@gmail.com FALAR COM BETH: FUNDADORA E DIRETORA DO GRUPO VITAL
APRESENTA...
DRAMATURGIA: DIAS GOMES DIREÇÃO E ADAPTAÇÃO: ELISABETH SANTOS DE CARVALHO
GRUPO VITAL ESTÁ MONTANDO A PEÇA O PAGADOR DE PROMESSAS.ZÉ-DO-BURRO FEZ PROMESSA PARA SANTA BARBARA QUE SE SEU BURRO SOBREVIVESSE ELE IRIA ATÉ UMA IGREJA CARREGANDO UMA CRUZ TÃO PESADA QUANTO A DE CRISTO E...
Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele procura uma igreja que tenha a imagem de Santa Bárbara e não encontrando acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira.
Começa aí seu martírio. Por ter sido feita a promessa em um candomblé o padre da igreja de Santa Bárbara não permite que Zé do Burro coloque a cruz no altar-mor.
BOM ESPETÁCULO!
FICHA TÉCNICA
DRAMATURGIA: DIAS GOMES ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO: ELISABETH S. CARVALHO. ILUMINAÇÃO: SONOPLASTÍA FIGURINO: ELISABETH S. CARVALHO. MAQUIAGEM: O GRUPO ADEREÇOS: O GRUPO CENOGRAFIA: ELISABETH S. CARVALHO.
1. Uma rua paralelepipedizada por um bom paralelepipedizador é uma rua paralelepipédica; quem paralelepipedizadamente conseguir desparalelepipedizá-la, bom desparalelepipedizador será.
ESTÃO GOSTANDO? ENTÃO VAMOS CONTINUAR COM NOSSOS EXERCÍCIOS COM TRAVA LÍNGUA
2. Minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos têm um paralelepípedo. Mil paralelepípedos têm uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem seis mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?
3. A casa foi enladrilhada por um bom enladrilhador, e para desenladrilhá-la, será necessário um hábil desenladrilhador.
4. Quando lhe fala da falha, falha-lhe a fala.
5. Se Pedro paca cara compra, Pedro paca cara pagará. Se Pedro compra paca cara pagará cara paca.
6. Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
7. O arcebispo de Constantinopla deverá ser desarcebispoconstantinopolizado. Quem o desarcebispoconstantinopolizará? Aquele que o desarcebispoconstantinopolizar, será um esperto desarcebispoconstantinopolizador.
8. Um ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Somente serão desmafagafizados, se o desmafagafizador tiver persistência em desmafagafizar.
9. O mafagafo casou-se com a mafalagrifa e tiveram mafagafalagrifofinhos que faziam mafagafalagrifolias.
10. Sou um original que nunca se desoriginalizará, mesmo que todos os originais estejam desoriginalizados.
11. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
12. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, nem ornitorrinco com ornitologista, muito menos ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
13. Agindo anticonstitucionalissimamente, o médico pediu um exame de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, e pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente falando, nada encontrou.
14. O papai do papibaquígrafo papibaquigrafaria papibaquigrafadamente as papibaquigrafias papibaquigrafadas pelo papibaquigrafólogo.
O mameluco melancólico meditava e a megera megalocéfala, macabra e maquiavélica, mastigava mostarda na maloca miasmática. Migalhas minguadas de moagem mitigavam míseras meninas. Moleques magricelas mergulhavam no mucurro, murmurinhando como uma matinada de macacos. A mucama modulando monótonas melodias moia milho e macaxeira para a moqueca e o mungunzá do medonho mercador de mumanamonas.
Bela baiana, boneca de bronze, bailava brejeira um burlesco Bendenguê da Bahia. O barraco do Babalaô borborinha; Babel de baixada, bacanal de bárbaros, bebem, blasfemam, batem, batucam, bamboleiam no bulício de um bestial bambaquerê. Ao som de búzios, berimbau, baco-bacos, badalam, bimbalham, bolem, rebolam e berram: “É o bamba do bambu de bambuê, é o bamba de bambu de bambuá, bambulelê, bambulalá”.
"Parece peta. A Pepa aporta à praça e pede ao Pupo que lhe passe o apito. Pula do palco e, pálida, perpassa por entre um porco, um pato e um periquito. Após, papando, em pé, pudim com passa, depois de paios, pombos e palmitos, precipite, por entre a população, passa, picando a ponta de um palito. Peças compostas por um poeta pulha, que a papalvos perplexo empulha, prestando apenas para apanhar os paios...Permuta a Pepa por pastéis, pamonha...Que a Pepa apupe o Pupo e à Popa ponha papas, pipas, pepinos, papagaios!" (Emílio de Menezes)
Na oficina “Quem com ferro fere com ferro será ferido”, forjam fronte a fronte com fragor, o ferreiro Felisberto Furtado e seu filho Frederico Felizardo. Na fornalha flamejante fulge o fogo com furor; o fole frenético faz fumaça e fagulhas fulgurantes que ofuscam. Afinal ofegante e farto de fazer força, o Felisberto Furtado força o filho fanfarrão a forjar com firmeza e sem fadiga ferraduras, ferrolhos e ferramentas.
O vento veloz varre a várzea com violência. Verdugo vingativo vergasta vigoroso a vegetação que reveste o vale vulnerável de Vetuverava. Gaivotas aventurosas voavam na voragem em vertiginosas reviravoltas.
O turco tatuado, troncudo e tagarela com o tabuleiro a tiracolo, troca tudo pelo triplo: tecidos, trajes, ternos, túnicas, tapetes, toucas, tetéus, tesouras, talheres, termômetros, torneiras, tigelas, turíbulos, taramelas, tintas, treliças, tamborins, tartarugas, talismãs, e outros.
Dançam depressa, disciplinados e decididos os dez dedos delgados da datilógrafa dinâmica que decifram os documentos do déspota draconiano para o diário de deputado demagogo.
Lana, Lina, Lena, e Lola levam Nila e Madalena nas salinas sonolentas para ver a lua em plenilúnio. Leonel leva o animal indócil pela alameda marginal. Calmaria, céu azul, sol fúlgido, libélulas ligeiras voltejam leves sobre lilazes em flor. No laranjal abelhas laboriosas em tumulto coletam o pólen para o delicioso mel de suas colméias. Por que palras pardal pardo? Palro, palro e palrarei, porque sou o pardal pardo palrador d´El Rei.
Na noite de natal ninguém notou o anão Aniceto nanando a nenenzinha. Louvamos a leveza das lindas alouradas lavadeiras lisboetas na lida de lavar longos lençóis de linho. Sófocles soluçante ciciou no senado suaves censuras sobre a insensatez de seus filhos insensíveis. Suave viração do sueste sussurrante sobre sensitivas silenciosas. Sábios centenários assistiram sem se cansar a sensacional sessão, selecionando seus sessenta discípulos sorteados. O saci passou assoviando e assustou as moças sensíveis. A zebra zurrando ziguezagueava, zombando do zoófobo zaranza que zangado zurzia, com zaguncho do suevo.
Cinco oficiais esfomeados passando certo dia por Santos apreçaram salsichas: Quando custam essas salsichas? - Seis centavos. E estas salsichas? - Cinco centavos. Quantos custam dez salsichas? - A seis centavos são sessenta centavos e a cinco centavos são cinqüenta centavos; saibam que são saborosas e substanciais. Sob a sombra do cedro centenário o passante solícito descansa sossegado e sonhador. A brisa silenciosa espalha as essências sutis do sândalo. A estrela cintila no céu imenso. Um pássaro de asas sedosas esvoaça sem destino.
Vejo no jardim japoneses gentis jaçanãs, jandeiras jaspadas, jaburus, janotas e juritis gemendo. Nas jaulas o jaguar girando, javalis selvagens, jararacas e jibóias gigantes. Girafa gingando com jeito de gente. Jacarés, jucuruxus e jabotis jejuando.
Vejo no jardim japoneses gentis jaçanãs, jandeiras jaspadas, jaburus, janotas e juritis gemendo. Nas jaulas o jaguar girando, javalis selvagens, jararacas e jibóias gigantes. Girafa gingando com jeito de gente. Jacarés, jucuruxus e jabotis jejuando.
Xaveco do Xavier chegou com o xalavar cheio de peixes. Xaréus, xareletes, xirás, xixarros e xundaraias. O cheiro do chá da China chilreando na chaleira é chamariz. Sacha saiu sem saber se Natacha, que Sacha sabia sem senso, saiu na chuva sem seu xale chinês.
LEGAL NÉ PESSOAL? SE TIVEREM MAIS EXERCÍCIOS DE ARTICULAÇÕES, MANDE PARA O GRUPO VITAL. ESSAS AÍ SÃO DE FRANCISCO TEIXEIRA. PROFESSOR DE ORATÓRIA, GESTOS E POSTURA. ABRAÇOS E VAMOS EM FRENTE QUE ATRÁS VEM MUITA GENTE!!!
EU SOU CHIQ . SOU DO GRUPO VITAL DESDE A BARRIGA DA MINHA MÃE *-* O PRIMEIRO PERSONAGEM QUE FIZ FOI A BARRIGA DA FILÓ KK³ NA PEÇA NOSSA LÍNGUA A SEGUNDA JÁ COM 4 ANOS FOI A PERSONAGEM IÁSCARÁ EM SANTO CAPÃO *-* FAÇO ATUALMENTE A PERSONAGEM BIANCA EM SANTO CAPÃO *o* E CARMELITA EM NOSSA LÍNGUA. ESTOU TRABALHANDO TAMBEM NA MONTAGEM DE O PAGADOR DE PROMESSAS COM O PERSONAGEM CÍCERO E HOJE TEM ESPETÁCULO NO PAÍS DOS PREQUETÉS COM A PERSONAGEM NITA.
Quem te disse que os anjos não gritam, falam palavrões, bebem, fumam, dançam? Quem te disse que os anjos não dormem, não comem, não choram, desanimam e pedem colo? Os meus anjos são levados e meio encapetados quando querem. Dão risadas banguelas ou cheia de dentes com boca melada de algodão doce e maçã do amor. Quando estou triste me contam uma piada bem apimentada e rolo com eles dando altas gargalhadas. Eles são meu silencio e meu pesado rock n’ roll. Meus anjos nada me cobram sofrem minhas tentativas de acertos e aplaudem meus não erros. Queria que eles fossem seus anjos também, mas teimam em me dizer que todos têm os próprios anjos. Eles me disseram que os anjos são parecidos com seus protegidos e que só precisam agir para eles conseguirem rolar na grama, comer algodão doce, dar e pedir colo. Não fiquem parados esperando milagres ou que algo mude, seus anjos precisam e querem muito brincar. Procure seus anjos entre a multidão, às vezes eles estão bem ali, olhe em sua volta preste atenção. Achou? Que bom... Seja bem vindo ao mundo real
Irmãos! dirijo-me a vocês para saber se realmente minha luta é sua, se meus anseios vão de encontro com os seus. Liberdade e direitos iguais para toda raça humana. Creio que temos os mesmos sonhos e desejos, não queremos esmolas, favores, mesquinharias ou piedade. Somos dignos e queremos uma vida decente. Porque só uma minoria a tem? A maioria não come,não veste, não moram dignamente e a a maioria que mais trabalha, que contraste! Lazer e estudo nem pensar. Trabalhamos como escravos de uns parasitas que engordam mais e mais suas fortunas. Quando não concordamos com alguma coisa e vamos reclamar, viram as costas e nos tratam com inferioridade. Quando aceitam atender algum pedido, ficam esperando que caímos aos seus pés como se fossemos bajuladores e estivessem nos dando uma grande ajuda, esmolas. Estamos cansados de sermos tratados como burros de carga, como uma raça inferior sermos tão humilhados. É preciso lutar, temos direitos iguais. Quando falo em lutar muitos falam que é bobagem que não adianta, que sempre existirá a classe dominante e a dominada. EU NÃO DEXISTO! NEGO-ME! Quando precisam de nossos votos, prometem tudo, direitos iguais, melhor salário e depois de eleitos viram farinha do mesmo saco. AGORA POLITICAMENTE FALANDO: A vida está péssima, mas será que ao temos culpa por elegermos sempre burgueses para ocupar os cargos de governantes do nosso planeta? Alguém já parou para pensar o porque isso acontece? A pouco elegemos o “marajá das alagoas” ao cargo mais elevado de um país. Como podemos ser tão imaturos a ponto de pensar que uma pessoa que nunca soube o que é levantar ás quatro da manhã, pegar um ônibus com gente pendurada nas duas portas, como podemos pensar que uma pessoa dessa poderia governar um país de terceiro mundo e isso fosse dar certo? Um homem que nunca soube o que significa sair para esse dia de trabalho e deixar seus filhos sem o que comer? Ter que pular pela porta traseira por não ter dinheiro para pagar a passagem do (buzão)? Um homem que nunca chegou em casa a noite e comeu arroz seco e teve os filhos pedindo em coro os presentes de natal? E às vezes ficamos tão aporrinhados que ao invés de presentes acabamos dando é umas (porradas) Aquele homem nunca teve que esperar ao longo de trinta dias, um mísero salário mínimo para pagar as contas de água, luz, aluguel, armazém, farmácia etc...? Pagar a prestação do fogão que compramos em vinte e quatro prestações e quando estamos
terminados de pagar o fogão já esta tão velho que precisamos comprar outro. Comprar o uniforme das crianças pois a diretora da escola já disse mil vezes que se não vier com o uniforme não entra? O (Marajá das alagoas) não precisa fazer cara feia aos parentes com a visita que nos fazem uma vez por ano para não demorarem, pois o frango que foi comprado para o almoço, tem que sobrar para a janta e quem sabe uma asinha para a marmita... Os burgueses têm banquetes para servir não só aos parentes, mas também para centenas de amiguinhos desocupados. As madames só têm que dar ordens para os empregados, telefonar para os amigos convidando para festejar até o aniversário dos cachorrinhos. Sim porque tudo é motivo para comemorações. Enquanto nós... Sabem muito bem o exercício que faremos para comemorar o aniversário de um filho e ainda perguntamos se querem o bolo ou o presentinho, as duas coisas juntas nem pensar. NADA CONTRA A BURGUESIA, SOMENTE MUITO CONTRA POLITICOS BURGUESES E LARAPIOS. (EXISTE TAMBÉM O BOM BURGUES *CAZUZA*) Às vezes ainda vejo na televisão um ou outro político dizer que é complicado governar. Complicado é ter a barriga vazia em solo tão fértil. Complicado e sentir vergonha porque o sapato está furado. Complicado é ter o nome no S.P.C por falta de pagamento. Complicado e nos sentir humilhados por burgueses corruptos que nos olham de baixo pra cima quando tentamos nos libertar do cativeiroque nos acorrentaram Complicado é ver construírem tantas cadeias quando precisamos desesperadamente de hospitais e vão ter que construir muito mais porque do jeito que as coisas andam, vamos precisar de muita força, muito caráter (o que temos de sobra) para não ocupar estas celas. Não apoio à marginalidade, mas não agüentamos mais a corrupção que destroe, revolta e causa asco a todos. Gostaria também de saber como esses burgueses políticos e larápios podem nos ajudar. Como podem entender o que significa um filho pedir um brinquedo e não podermos dar se os deles sempre tem tudo o que querem? Como vão aumentar os salários se nunca precisaram de dinheiro? Como vão construir casas populares se moram em mansões Como vão asfaltar ruas se pisam em tapetes vermelhos? Como vão ajudar empregados se todos são patrões? Como vão pensar em menores carentes se seus filhos são rodeados de babás e seguranças? Honestamente, vocês sabem o que é ser burguês? Muito menos eles imaginam o que é ser pobre E como para eles nós nascemos para servi-los, está tudo bem. (Esse povinho reclama de barriga cheia) SÓ SE FOR DE VENTO. Não me iludo em relação ao fato de que para nosso povo que já é tão sofrido e humilhado, sei que é difícil começar qualquer mudança, mas não é impossível. Impossível é eu sentir orgulho de ter duas filhas Brasileiras, ter colocado elas num mundo que por mais que me esforce não terão um futuro diferente do meu que foi trabalhar uma vida inteira e não ter chegado a lugar algum. Espero que algum dia alguém possa ouvir de minhas filhas minhas filhas que se a mãe delas estivesse viva, estaria muito feliz em ver um Brasil mudado, que não existe diferenças sociais. Espero ainda em vida ver meus netos com a barriga cheia, bem vestidos, formados e que não tenham nenhuma idéia do que foi esse País no passado. Espero que um dia minhas filhas possam chamar os vizinhos para um churrasco e uma cervejinha e digam! - É...MINHA MAE NÃO QUERIA TANTO ASSIM.
OBS: EM NENHUM MOMENTO EU QUIS AQUI FAZER APOLOGIA AO CRIME, DESMERECER A CLASSE A, OU DEFENDER UM PARTIDO OU OUTRO.
NÃO SOU TAO POBRE NÃO TENHO PARTIDO POLITICO E NEM QUERO NÃO SUPORTO A MARGINALIDADE NÃO SOU CONTRA OS BURGUESES SO NÃO SUPORTO OS RICOS QUE ENTRAM NA POLITICA PARA ROUBAR MAIS AINDA NOSSOS COFRES E ENCHER MAIS AINDA SEUS BOLSOS. SERÁ QUE ELES NÃO SE ENVERGONHAM DE ALÉM DO SALARIO GIGANTESCO QUE RECEBEM, SERÁ QUE AINDA PRECISAM DOS JATINHOS? DE COMBUSTIVEL, DE CASAS PAGAS POR NÓS? E SÓ TRABALHAM ALGUMAS HORAS POR MÊS. QUEREM SABER? EU MORRERIA DE VERGONHA DE SER TAO PARASITA ASSIM.
O GRUPO VITAL DE TEATRO PRECISA DE ATORES PARA NOVAS PEÇAS. ENTREM EM CONTATO
ResponderExcluirSanta Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por vol ta dos anos 235 ou 313.
ResponderExcluirSua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento.
Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou construir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse.
Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulminou seu assassino.
É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra os raios. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil.
• Sincretismo da Santa Bárbara: Yansan ou Oyá
• Devoção da Santa Bárbara: Protetora contra raios e tempestades. Santa Bárbara é também venerada pelos militares.
• Data Comemorativa: 4 de Dezembro.
AGRADECIMENTO
UMBERTO SERAPHINI
OFICINA DE TEATRO GRUPO VITAL
GRATUÍTO AOS DOMINGOS 14 ÁS 18hs
SEJA BEM VINDO
END: SILVIO GALLICHO, 366 Jd IPÊ CAMPO LIMPO SÃO PAULO - SP.
CEP:05797-440 TEL: 5824-1140 – 8838-1816
E-MAIL:bethgvital@ibest.com.br
ORKUT GRUPO VITAL: vital.grupo@gmail.com
FALAR COM BETH: FUNDADORA E DIRETORA DO GRUPO VITAL
APRESENTA...
DRAMATURGIA:
DIAS GOMES
DIREÇÃO E ADAPTAÇÃO:
ELISABETH SANTOS DE CARVALHO
GRUPO VITAL ESTÁ MONTANDO A PEÇA O PAGADOR DE PROMESSAS.ZÉ-DO-BURRO FEZ PROMESSA PARA SANTA BARBARA QUE SE SEU BURRO SOBREVIVESSE ELE IRIA ATÉ UMA IGREJA CARREGANDO UMA CRUZ TÃO PESADA QUANTO A DE CRISTO E...
ResponderExcluirUm dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele procura uma igreja que tenha a imagem de Santa Bárbara e não encontrando acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira.
ResponderExcluirComeça aí seu martírio. Por ter sido feita a promessa em um candomblé o padre da igreja de Santa Bárbara não permite que Zé do Burro coloque a cruz no altar-mor.
BOM ESPETÁCULO!
FICHA TÉCNICA
DRAMATURGIA: DIAS GOMES
ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO: ELISABETH S. CARVALHO.
ILUMINAÇÃO:
SONOPLASTÍA
FIGURINO: ELISABETH S. CARVALHO.
MAQUIAGEM: O GRUPO
ADEREÇOS: O GRUPO
CENOGRAFIA: ELISABETH S. CARVALHO.
FAIXA ETÁRIA: 10 ANOS
GÊNERO: DRAMA
DURAÇÃO: 1H
ELENCO
ZÉ-DO-BURRO* JOSÉ AILSON LIMA DA SILVA
ROSA * TAMIRES MESQUITA
PADRE OLAVO* JEFFERSON OLIVEIRA BEZERRA
MARLI* LÍVIA A. FOLHA AUGUSTO
BONITÃO* WAGNER VIEIRA RAMOS
DEDÉ COSPE-RIMA* WALLIS SILVA
CÍCERO* DANIELLI SUZEL C. SERAPHINI
SACRISTÃO* MAICOM GOMES
BEATA* ELISABETH S. CARVALHO.
REPORTER* JOSEILTON DIAS FREITAS
MINHA-TIA* ANA CAROLINE SOUZA
GALEGO* RAFAEL SANTOS NOVAES
MESTRE-COCA* WELTON SILVA DE JESUS
DELEGADO* HUGO FREITAS DA SILVA
SECRETA* CLAUDICÉIA MALTA
GUARDA* ANDERSON F. SANTOS
FOTÓGRAFO* ?
MANUELZINHO-SUA-MÃE * ?
MONSENHOR* ALAN C. DOMINGUES
1. Uma rua paralelepipedizada por um bom paralelepipedizador é uma rua paralelepipédica; quem paralelepipedizadamente conseguir desparalelepipedizá-la, bom desparalelepipedizador será.
ResponderExcluirESTÃO GOSTANDO? ENTÃO VAMOS CONTINUAR COM NOSSOS EXERCÍCIOS COM TRAVA LÍNGUA
ResponderExcluir2. Minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos têm um paralelepípedo. Mil paralelepípedos têm uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem seis mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?
3. A casa foi enladrilhada por um bom enladrilhador, e para desenladrilhá-la, será necessário um hábil desenladrilhador.
ResponderExcluir4. Quando lhe fala da falha, falha-lhe a fala.
5. Se Pedro paca cara compra, Pedro paca cara pagará. Se Pedro compra paca cara pagará cara paca.
6. Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
7. O arcebispo de Constantinopla deverá ser desarcebispoconstantinopolizado. Quem o desarcebispoconstantinopolizará? Aquele que o desarcebispoconstantinopolizar, será um esperto desarcebispoconstantinopolizador.
8. Um ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Somente serão desmafagafizados, se o desmafagafizador tiver persistência em desmafagafizar.
ResponderExcluir9. O mafagafo casou-se com a mafalagrifa e tiveram mafagafalagrifofinhos que faziam mafagafalagrifolias.
10. Sou um original que nunca se desoriginalizará, mesmo que todos os originais estejam desoriginalizados.
11. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
12. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, nem ornitorrinco com ornitologista, muito menos ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
13. Agindo anticonstitucionalissimamente, o médico pediu um exame de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, e pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente falando, nada encontrou.
14. O papai do papibaquígrafo papibaquigrafaria papibaquigrafadamente as papibaquigrafias papibaquigrafadas pelo papibaquigrafólogo.
O mameluco melancólico meditava e a megera megalocéfala, macabra e maquiavélica, mastigava mostarda na maloca miasmática. Migalhas minguadas de moagem mitigavam míseras meninas. Moleques magricelas mergulhavam no mucurro, murmurinhando como uma matinada de macacos. A mucama modulando monótonas melodias moia milho e macaxeira para a moqueca e o mungunzá do medonho mercador de mumanamonas.
ResponderExcluirBela baiana, boneca de bronze, bailava brejeira um burlesco Bendenguê da Bahia. O barraco do Babalaô borborinha; Babel de baixada, bacanal de bárbaros, bebem, blasfemam, batem, batucam, bamboleiam no bulício de um bestial bambaquerê. Ao som de búzios, berimbau, baco-bacos, badalam, bimbalham, bolem, rebolam e berram: “É o bamba do bambu de bambuê, é o bamba de bambu de bambuá, bambulelê, bambulalá”.
"Parece peta. A Pepa aporta à praça e pede ao Pupo que lhe passe o apito. Pula do palco e, pálida, perpassa por entre um porco, um pato e um periquito. Após, papando, em pé, pudim com passa, depois de paios, pombos e palmitos, precipite, por entre a população, passa, picando a ponta de um palito. Peças compostas por um poeta pulha, que a papalvos perplexo empulha, prestando apenas para apanhar os paios...Permuta a Pepa por pastéis, pamonha...Que a Pepa apupe o Pupo e à Popa ponha papas, pipas, pepinos, papagaios!" (Emílio de Menezes)
ResponderExcluirNa oficina “Quem com ferro fere com ferro será ferido”, forjam fronte a fronte com fragor, o ferreiro Felisberto Furtado e seu filho Frederico Felizardo. Na fornalha flamejante fulge o fogo com furor; o fole frenético faz fumaça e fagulhas fulgurantes que ofuscam. Afinal ofegante e farto de fazer força, o Felisberto Furtado força o filho fanfarrão a forjar com firmeza e sem fadiga ferraduras, ferrolhos e ferramentas.
O vento veloz varre a várzea com violência. Verdugo vingativo vergasta vigoroso a vegetação que reveste o vale vulnerável de Vetuverava. Gaivotas aventurosas voavam na voragem em vertiginosas reviravoltas.
O turco tatuado, troncudo e tagarela com o tabuleiro a tiracolo, troca tudo pelo triplo: tecidos, trajes, ternos, túnicas, tapetes, toucas, tetéus, tesouras, talheres, termômetros, torneiras, tigelas, turíbulos, taramelas, tintas, treliças, tamborins, tartarugas, talismãs, e outros.
Dançam depressa, disciplinados e decididos os dez dedos delgados da datilógrafa dinâmica que decifram os documentos do déspota draconiano para o diário de deputado demagogo.
Lana, Lina, Lena, e Lola levam Nila e Madalena nas salinas sonolentas para ver a lua em plenilúnio. Leonel leva o animal indócil pela alameda marginal. Calmaria, céu azul, sol fúlgido, libélulas ligeiras voltejam leves sobre lilazes em flor. No laranjal abelhas laboriosas em tumulto coletam o pólen para o delicioso mel de suas colméias. Por que palras pardal pardo? Palro, palro e palrarei, porque sou o pardal pardo palrador d´El Rei.
Na noite de natal ninguém notou o anão Aniceto nanando a nenenzinha. Louvamos a leveza das lindas alouradas lavadeiras lisboetas na lida de lavar longos lençóis de linho.
Sófocles soluçante ciciou no senado suaves censuras sobre a insensatez de seus filhos insensíveis.
Suave viração do sueste sussurrante sobre sensitivas silenciosas.
Sábios centenários assistiram sem se cansar a sensacional sessão, selecionando seus sessenta discípulos sorteados.
O saci passou assoviando e assustou as moças sensíveis.
A zebra zurrando ziguezagueava, zombando do zoófobo zaranza que zangado zurzia, com zaguncho do suevo.
Cinco oficiais esfomeados passando certo dia por Santos apreçaram salsichas:
Quando custam essas salsichas?
- Seis centavos.
E estas salsichas?
- Cinco centavos.
Quantos custam dez salsichas?
- A seis centavos são sessenta centavos e a cinco centavos são cinqüenta centavos; saibam que são saborosas e substanciais.
Sob a sombra do cedro centenário o passante solícito descansa sossegado e sonhador.
A brisa silenciosa espalha as essências sutis do sândalo. A estrela cintila no céu imenso. Um pássaro de asas sedosas esvoaça sem destino.
Vejo no jardim japoneses gentis jaçanãs, jandeiras jaspadas, jaburus, janotas e juritis gemendo.
Nas jaulas o jaguar girando, javalis selvagens, jararacas e jibóias gigantes.
Girafa gingando com jeito de gente.
Jacarés, jucuruxus e jabotis jejuando.
Vejo no jardim japoneses gentis jaçanãs, jandeiras jaspadas, jaburus, janotas e juritis gemendo.
ResponderExcluirNas jaulas o jaguar girando, javalis selvagens, jararacas e jibóias gigantes.
Girafa gingando com jeito de gente.
Jacarés, jucuruxus e jabotis jejuando.
Xaveco do Xavier chegou com o xalavar cheio de peixes. Xaréus, xareletes, xirás, xixarros e xundaraias.
O cheiro do chá da China chilreando na chaleira é chamariz.
Sacha saiu sem saber se Natacha, que Sacha sabia sem senso, saiu na chuva sem seu xale chinês.
LEGAL NÉ PESSOAL? SE TIVEREM MAIS EXERCÍCIOS DE ARTICULAÇÕES, MANDE PARA O GRUPO VITAL. ESSAS AÍ SÃO DE FRANCISCO TEIXEIRA. PROFESSOR DE ORATÓRIA, GESTOS E POSTURA. ABRAÇOS E VAMOS EM FRENTE QUE ATRÁS VEM MUITA GENTE!!!
ResponderExcluirParabéns ao grupo, e a vc beth pela iniciativa de divulgação ( varias ) do GV. e isso família GV. e isso ai!!!!!!! parabéns!
ResponderExcluirEU SOU CHIQ . SOU DO GRUPO VITAL DESDE A BARRIGA DA MINHA MÃE *-* O PRIMEIRO PERSONAGEM QUE FIZ FOI A BARRIGA DA FILÓ KK³ NA PEÇA NOSSA LÍNGUA A SEGUNDA JÁ COM 4 ANOS FOI A PERSONAGEM IÁSCARÁ EM SANTO CAPÃO *-* FAÇO ATUALMENTE A PERSONAGEM BIANCA EM SANTO CAPÃO *o* E CARMELITA EM NOSSA LÍNGUA. ESTOU TRABALHANDO TAMBEM NA MONTAGEM DE O PAGADOR DE PROMESSAS COM O PERSONAGEM CÍCERO E HOJE TEM ESPETÁCULO NO PAÍS DOS PREQUETÉS COM A PERSONAGEM NITA.
ResponderExcluirMEU ANJO É HUMANO
ResponderExcluirQuem te disse que os anjos não gritam, falam palavrões, bebem, fumam, dançam?
Quem te disse que os anjos não dormem, não comem, não choram, desanimam e pedem colo?
Os meus anjos são levados e meio encapetados quando querem.
Dão risadas banguelas ou cheia de dentes com boca melada de algodão doce e maçã do amor.
Quando estou triste me contam uma piada bem apimentada e rolo com eles dando altas gargalhadas.
Eles são meu silencio e meu pesado rock n’ roll.
Meus anjos nada me cobram sofrem minhas tentativas de acertos e aplaudem meus não erros.
Queria que eles fossem seus anjos também, mas teimam em me dizer que todos têm os próprios anjos.
Eles me disseram que os anjos são parecidos com seus protegidos e que só precisam agir para eles conseguirem rolar na grama, comer algodão doce, dar e pedir colo.
Não fiquem parados esperando milagres ou que algo mude, seus anjos precisam e querem muito brincar.
Procure seus anjos entre a multidão, às vezes eles estão bem ali, olhe em sua volta preste atenção.
Achou? Que bom... Seja bem vindo ao mundo real
De Elisabeth S. Carvalho 04/08/2009
LINDA A VIDA. MUITO LINDAAAAA
ResponderExcluirTUDO AZUL, B E C NO PARAÍSO
ResponderExcluirPOLITICAMENTE FALANDO: ANO DE 1992
ResponderExcluirIrmãos! dirijo-me a vocês para saber se realmente minha luta é sua, se meus anseios vão de encontro com os seus.
Liberdade e direitos iguais para toda raça humana.
Creio que temos os mesmos sonhos e desejos, não queremos esmolas, favores, mesquinharias ou piedade.
Somos dignos e queremos uma vida decente. Porque só uma minoria a tem?
A maioria não come,não veste, não moram dignamente e a a maioria que mais trabalha, que contraste!
Lazer e estudo nem pensar. Trabalhamos como escravos de uns parasitas que engordam mais e mais suas fortunas.
Quando não concordamos com alguma coisa e vamos reclamar, viram as costas e nos tratam com inferioridade.
Quando aceitam atender algum pedido, ficam esperando que caímos aos seus pés como se fossemos bajuladores e estivessem nos dando uma grande ajuda, esmolas.
Estamos cansados de sermos tratados como burros de carga, como uma raça inferior sermos tão humilhados.
É preciso lutar, temos direitos iguais.
Quando falo em lutar muitos falam que é bobagem que não adianta, que sempre existirá a classe dominante e a dominada. EU NÃO DEXISTO! NEGO-ME!
Quando precisam de nossos votos, prometem tudo, direitos iguais, melhor salário e depois de eleitos viram farinha do mesmo saco.
AGORA POLITICAMENTE FALANDO:
A vida está péssima, mas será que ao temos culpa por elegermos sempre burgueses para ocupar os cargos de governantes do nosso planeta?
Alguém já parou para pensar o porque isso acontece?
A pouco elegemos o “marajá das alagoas” ao cargo mais elevado de um país.
Como podemos ser tão imaturos a ponto de pensar que uma pessoa que nunca soube o que é levantar ás quatro da manhã, pegar um ônibus com gente pendurada nas duas portas, como podemos pensar que uma pessoa dessa poderia governar um país de terceiro mundo e isso fosse dar certo?
Um homem que nunca soube o que significa sair para esse dia de trabalho e deixar seus filhos sem o que comer?
Ter que pular pela porta traseira por não ter dinheiro para pagar a passagem do (buzão)?
Um homem que nunca chegou em casa a noite e comeu arroz seco e teve os filhos pedindo em coro os presentes de natal? E às vezes ficamos tão aporrinhados que ao invés de presentes acabamos dando é umas (porradas)
Aquele homem nunca teve que esperar ao longo de trinta dias, um mísero salário mínimo para pagar as contas de água, luz, aluguel, armazém, farmácia etc...?
Pagar a prestação do fogão que compramos em vinte e quatro prestações e quando estamos
CONTINUAÇÃO...
ResponderExcluirterminados de pagar o fogão já esta tão velho que precisamos comprar outro.
Comprar o uniforme das crianças pois a diretora da escola já disse mil vezes que se não vier com o uniforme não entra? O (Marajá das alagoas) não precisa fazer cara feia aos parentes com a visita que nos fazem uma vez por ano para não demorarem, pois o frango que foi comprado para o almoço, tem que sobrar para a janta e quem sabe uma asinha para a marmita...
Os burgueses têm banquetes para servir não só aos parentes, mas também para centenas de amiguinhos desocupados.
As madames só têm que dar ordens para os empregados, telefonar para os amigos convidando para festejar até o aniversário dos cachorrinhos. Sim porque tudo é motivo para comemorações.
Enquanto nós... Sabem muito bem o exercício que faremos para comemorar o aniversário de um filho e ainda perguntamos se querem o bolo ou o presentinho, as duas coisas juntas nem pensar.
NADA CONTRA A BURGUESIA, SOMENTE MUITO CONTRA POLITICOS BURGUESES E LARAPIOS. (EXISTE TAMBÉM O BOM BURGUES *CAZUZA*)
Às vezes ainda vejo na televisão um ou outro político dizer que é complicado governar.
Complicado é ter a barriga vazia em solo tão fértil.
Complicado e sentir vergonha porque o sapato está furado.
Complicado é ter o nome no S.P.C por falta de pagamento.
Complicado e nos sentir humilhados por burgueses corruptos que nos olham de baixo pra cima quando tentamos nos libertar do cativeiroque nos acorrentaram
Complicado é ver construírem tantas cadeias quando precisamos desesperadamente de hospitais e vão ter que construir muito mais porque do jeito que as coisas andam, vamos precisar de muita força, muito caráter (o que temos de sobra) para não ocupar estas celas.
Não apoio à marginalidade, mas não agüentamos mais a corrupção que destroe, revolta e causa asco a todos.
Gostaria também de saber como esses burgueses políticos e larápios podem nos ajudar. Como podem entender o que significa um filho pedir um brinquedo e não podermos dar se os deles sempre tem tudo o que querem?
Como vão aumentar os salários se nunca precisaram de dinheiro?
Como vão construir casas populares se moram em mansões
Como vão asfaltar ruas se pisam em tapetes vermelhos?
Como vão ajudar empregados se todos são patrões?
Como vão pensar em menores carentes se seus filhos são rodeados de babás e seguranças?
Honestamente, vocês sabem o que é ser burguês?
Muito menos eles imaginam o que é ser pobre
E como para eles nós nascemos para servi-los, está tudo bem. (Esse povinho reclama de barriga cheia) SÓ SE FOR DE VENTO.
Não me iludo em relação ao fato de que para nosso povo que já é tão sofrido e humilhado, sei que é difícil começar qualquer mudança, mas não é impossível.
Impossível é eu sentir orgulho de ter duas filhas Brasileiras, ter colocado elas num mundo que por mais que me esforce não terão um futuro diferente do meu que foi trabalhar uma vida inteira e não ter chegado a lugar algum.
Espero que algum dia alguém possa ouvir de minhas filhas minhas filhas que se a mãe delas estivesse viva, estaria muito feliz em ver um Brasil mudado, que não existe diferenças sociais.
Espero ainda em vida ver meus netos com a barriga cheia, bem vestidos, formados e que não tenham nenhuma idéia do que foi esse País no passado.
Espero que um dia minhas filhas possam chamar os vizinhos para um churrasco e uma cervejinha e digam!
- É...MINHA MAE NÃO QUERIA TANTO ASSIM.
OBS: EM NENHUM MOMENTO EU QUIS AQUI FAZER APOLOGIA AO CRIME, DESMERECER A CLASSE A, OU DEFENDER UM PARTIDO OU OUTRO.
NÃO SOU TAO POBRE
NÃO TENHO PARTIDO POLITICO E NEM QUERO
NÃO SUPORTO A MARGINALIDADE
NÃO SOU CONTRA OS BURGUESES
SO NÃO SUPORTO OS RICOS QUE ENTRAM NA POLITICA PARA ROUBAR MAIS AINDA NOSSOS COFRES E ENCHER MAIS AINDA SEUS BOLSOS.
SERÁ QUE ELES NÃO SE ENVERGONHAM DE ALÉM DO SALARIO GIGANTESCO QUE RECEBEM, SERÁ QUE AINDA PRECISAM DOS JATINHOS? DE COMBUSTIVEL, DE CASAS PAGAS POR NÓS? E SÓ TRABALHAM ALGUMAS HORAS POR MÊS. QUEREM SABER? EU MORRERIA DE VERGONHA DE SER TAO PARASITA ASSIM.
7 de Setembro de 2009 17:33